top of page
  • Foto do escritorAndre Boto

IIC - Fotógrafo Internacional do ano 2023

A iniciar o ano de 2024, uma grande notícia chegada do outro lado do Atlântico. Venci distinção máxima na 8ª edição do concurso IIC - International Imaging Competition, com o título de International Photographer of the Year 2023.


Este é um concurso com sede no Canadá, já na oitava edição que recebe imagens nas mais variadas categorias, vindas de fotógrafos de todo o mundo.


Explicando o que são os troféus da imagem em cima, da direita para a esquerda, são:


- Silver Country Winner - Portugal (2º lugar por países, por ter tido a segunda imagem mais pontuada na competição);

- Fotógrafo Internacional do Ano 2023 (é o troféu maior, o galardão máximo da competição, atribuído por ter sido a categoria com maior soma de pontos entre todas as categorias);

- Imagem mais pontuada na subcategoria "Digitally Created Fantasy";

- Imagem mais pontuada na subcategoria "Fine Art – Architecture";

- Vencedor da categoria de "Fine Art" (atribuído pelo somatório das 4 imagens mais pontuadas numa categoria);

- Imagem mais pontuada na subcategoria "Still Life".


A imagem "Black Slices" (em cima) foi a segunda imagem mais pontuada da competição, com 97,46 pontos.



Já participei em muitos concursos, mas este é sem dúvida um dos mais completos e organizados, pois existe um acompanhamento da organização desde a fase inicial de forma a ajudar os autores a selecionar as categorias para as suas imagens, existe um grupo oficial no Facebook para esclarecer dúvidas, aceita imagens de todas as áreas da fotografia, tem prémio monetário e os troféus são fantásticos, com design exclusivo e em cristal.



Esta vitória torna-se mais especial, pois foi a primeira vez que o vencedor máximo deste concurso é de um país fora da América do Norte. Por seis vezes este prémio foi atribuído a fotógrafos dos E.U.A. e uma vez do Canadá. Pela primeira vez o troféu veio para a Europa, e para Portugal, neste caso.




Estas foram as 3 imagens, que, em conjunto com a imagem "Black Slices" (mais acima neste post) me valeram a distinção máxima, pela maior classificação obtida por 4 imagens, numa categoria, neste caso, foi na categoria de "fine art".


1 comentário

1 Comment


Luís Índias
Luís Índias
Feb 01

Muitos parabéns, já deves ter recebido dez...centenas deles, mas fico muito satisfeito por TI.

Abração !

Like
bottom of page